Compras de decoração das quais os minimalistas mais se arrependem, segundo especialistas

Compras de decoração das quais os minimalistas mais se arrependem, segundo especialistas
Compras de decoração das quais os minimalistas mais se arrependem, segundo especialistas. Foto: Pexels

Muitas pessoas desejam adotar um estilo de vida minimalista em casa, mas não sabem por onde começar. Uma mudança inicial importante é ser mais consciente sobre os itens que você traz para o seu espaço — minimalistas evitam cercar-se de objetos sem propósito claro.

Segundo o site The Spruce, três organizadores profissionais e minimalistas compartilharam as cinco categorias de decoração das quais mais se arrependem ao longo dos anos. Conhecer essas dicas pode ajudá-lo a manter sua casa organizada, funcional e elegante.

Jennifer Garner revela segredo de organização de closets: armazenamento vertical eficiente
Como dar um toque sofisticado à sua sala de estar sem precisar de profissionais

1. Móveis grandes

Todo cômodo precisa de móveis essenciais, mas não se apresse em comprar o primeiro sofá que parecer atraente. Minimalistas como Michelle Parravani, cofundadora da Designing with Less, destacam que móveis grandes podem sobrecarregar o espaço.

“Comprar móveis grandes demais para o seu espaço sempre dará a impressão de que há coisas demais na casa”, afirma Parravani, destacando que o ditado “menos é mais” se aplica a todos os itens, não apenas a objetos pequenos.

Ela recomenda otimizar a quantidade e o tamanho dos móveis, como optar por um sofá de dois lugares e uma poltrona decorativa, em vez de um sofá seccional volumoso.

2. Itens de cozinha de uso único

Antes de adquirir o último gadget de cozinha da moda, pense se ele realmente terá utilidade. Segundo Parravani, minimalistas não enchem suas cozinhas com eletrodomésticos que pouco usam, como máquinas de pão ou panelas elétricas de arroz.

Evite qualquer item que não será usado diariamente ou semanalmente para manter sua cozinha limpa e funcional.

3. Acessórios de moda

Comprar objetos decorativos da moda para casa pode criar desordem desnecessária, explica Parravani.

“É melhor entrar em uma loja com clareza sobre o que você realmente precisa e deixar o resto na prateleira”, diz ela.

Vanessa Ruiz, organizadora profissional da Sparkly Maid San Antonio, reforça: “Esses objetos parecem fora de lugar e raramente encontram um lar ou utilidade.”

Investir em decoração atemporal evita arrependimentos e ajuda a manter a estética minimalista.

4. Lembranças de viagem

Millie Naor, fundadora da Bella Organizers, alerta sobre souvenirs e lembranças de viagem: “Na hora, você acha que aquilo vai dar um toque especial à sua casa, mas muitas vezes acaba guardado no armário.”

Evite trazer itens que não combinam com seu estilo atual ou que não tragam alegria contínua. Isso economiza dinheiro e espaço.

5. Itens não funcionais

Minimalistas priorizam praticidade e estética ao decorar. Ruiz explica: “Se um item não é impressionante ou funcional, provavelmente será reciclado ou armazenado.”

Por exemplo, uma penteadeira bonita, mas desconfortável, não vale o espaço que ocupa. O mesmo vale para objetos decorativos que não têm função clara, que podem atrapalhar a visão e dificultar a limpeza.

Conclusão

Ao seguir essas orientações de especialistas em minimalismo e organização (The Spruce), você evita compras impulsivas e mantém sua casa harmoniosa, funcional e elegante, aproveitando melhor cada espaço.

Fonte: The Spruce

Fique por dentro das novidades pela nossa página no Facebook.

DecorStyle.com.br
Back to top